O DISSIPADOR DE NUVENS
Recém chegado no Galeão, eu e mais uns 5 estagiários, não conhecíamos a fama dos mais antigos, e tradicionalmente haviam preparado o famoso "Trote do calouro" o batismo. E no segundo dia de trabalho, o Dacta Ivacir (Ratão), o cara com melhor astral com quem já trabalhei até hoje, solta a seguinte perola:
"O Castrinho, dá om pulinho lá em baixo no APP (Controle Rio) e fala com o Sub Messias para ligar o dissipador de nuvens, pois a coisa estava preta na final da Rwy 15, com muitas nuvens e a aviação estava reclamando muito.....
E ele foi!!!.....
O Sub pediu para ele repetir, e soltou uma sonora gargalhada........
Ao voltar a torre, com aquela cara de acho que fui sacaneado, houve outra gargalhada geral.....
EU TE AMO!
Em outra ocasião, estava trabalhando na posição Torre de Controle, ainda estagiário, e adorava dizer boa viagem após a decolagem.....
"Decolado aos 17:43, contato o Controle Rio na frequencia 120.55, Boa viagem".
O Dacta Paulão Carcará muito do sacana falou pra mim:
"Fala boa viagem em alemão para o Lufthansa", e eu respondi que "não sabia como era" e ele falou algo como "Es lib en diche".
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Como eu não sabia o que era, não entendia nada de alemão e ainda confiava nele (e não sabia que isso significava "eu te amo" em alemão), repeti na integra:
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Como eu não sabia o que era, não entendia nada de alemão e ainda confiava nele (e não sabia que isso significava "eu te amo" em alemão), repeti na integra:
"Lufthansa decolado aos tantos, contato com o controle 120.55, e Es lib en diche"....
Houve aquele silencio na fonia por alguns instantes e o alemão respondeu em inglês que não havia entendido nada, e se eu poderia repetir a mensagem... Me virei e todos na Torre de Controle estavam rindo da minha pessoa..... Nunca mais dei boa viagem em outra lingua que não fosse a minha....
HOMENS AO CHÃOOOOOOOOO!!!! .
Era um dia lindo. Céu de brigadeiro. Nada podia acontecer de errado. Eis que um novinho estagiário que estava de assistente, e que era conhecido como "Belezaaa" ou "Chupetaaaa" diz para o seu tutor...
"Pode ir ali tomar uma café que eu já sei tudo o que se faz aqui!!..... .
O Operador homologado levantou, mas com uma pulga atrás da orelha continuou a observar o estagiário... E num único vacilo..... Bom o que aconteceu naqueles micros segundos foi:
O Operador homologado levantou, mas com uma pulga atrás da orelha continuou a observar o estagiário... E num único vacilo..... Bom o que aconteceu naqueles micros segundos foi:
”Um 747 da Alitalia, por motivos ainda não explicáveis, informou a Torre de Controle que iria arremeter e perguntou a Torre de Controle se podia arremeter com curva a esquerda para circular???
“Não deu tempo nem de respirar.... O Novinho respondeu de imediato”
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- "Afirmaaatiiivoooo “..... .
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- "Afirmaaatiiivoooo “..... .
Que "M" ... O 747 com curva a esquerda veio em direção a Torre de Controle, e todos vendo aquele enorme avião crescendo de frente com a Torre, que quase deu uma moca na Torre de Controle.....
Quando alguém comandou......
"Homens ao chãoooooooo!!!!
E todos se jogaram no chão, vendo aquele 747 passando bem próximo a Torre de Controle, fazendo um barulho enorme... Quando o instante imediato passou veio a frase:
- Novinho FDP que foi que você fez!!!???? Quase que nos matou de susto!!!! .
Ao que ele respondeu:" .
- Ué...não podia arremeter com curva a esquerda não!!?? Eu não sabia!!!!!
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E foi expulso da Torre de Controle até que todos se acalmassem e parassem de tanto rir. .
A YELLOW KOMBI
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Um estagiário estava na Torre de Controle, ainda com um certo nervosismo, pelas primeiras horas de fonia.
Após o pouso de um tráfego militar, o procedimento da aeronave é seguir a viatura siga-me (aquela amarelinha, lembram?) para o pátio.
O estagiário nervoso mandou para o piloto da aeronave:
Após o pouso de um tráfego militar, o procedimento da aeronave é seguir a viatura siga-me (aquela amarelinha, lembram?) para o pátio.
O estagiário nervoso mandou para o piloto da aeronave:
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Fab XXXX Confirm yellow KOMBI in sight?
Fab XXXX Confirm yellow KOMBI in sight?
Piloto: - Say again please!!.....
ANOTAR PARA NÃO ESQUECER
Outra do mesmo estagiário acima.....
Estava ele na posição solo, o movimento começou a aumentar e ele começou a se atrapalhar com os indicativos das aeronaves, pois não tinha anotado os prefixos das aeronaves, e tinha um F100, um A320 e um boeing...numa situação de desespero ele mandou:
- "Foker cem, Foker cem mantenha a posição Foker cem".
"Pode um negócio desse???????
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ACONTECEU NO SIMULADO DO ESTAGIÁRIO
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OP-17, em São José dos Campos/SP. Rodando o simulado, e o Carlão no controle, fazendo as aprocimações, e o instrutor ao lado..
Muitas vetorações após, o instrutor diz:
Carlão, onde é que tá o Jaguar 18 (Mirage)?
Na maior tranqüilidade, o moleque diz (apontando o dedo).. aki ó!
Porra Carlão, faz quase uma hora que o cara tá sendo vetorado e você não o traz pra pouso, qual a proa dele? (alguns segundos depois)..
Jaguar 18, confirme sua proa!??
(e o Instrutor) Tu tá malluco seu enrolado, como não sabe a proa dessa jaca? Não tá sendo vetorado, você tem que saber?
(e o aluno) Mas é a maneira mais fácil de descobrir pô é perguntandto pra ele!!!!...
A MELHOR RESPOSTA...
Como bom estagiário, o cara já estava a vontade, e achou que ninguém iria se importar com o fato de estar sentado e colocar o pé em cima da console.
O supervisor olha para ele puto e diz:
- Na tua casa tu faz isso ô criatura?
O controlador responde:
- Não. Lá em casa não tem console radar.
INTENÇÕES.....
Um controladora avistando uma aeronave entrando no circuito de trafégo questionou o piloto........
Senhor, confirme suas intenções ???
E o piloto.....
Uai, são as melhores possíveis........
Rsrsrsrs Eheheheheh
VAGNER LOVE....
Como bom Palmeirense, Dacta Dager não parava de falar no Palmeiras. Estava falando sobre o Vagner Love com o pessoal na torre, e de tanto encher o saco das meninas (duas estagiárias) elas não tiveram dúvidas, quando o Varig Log chamou ela respondeu:
-Vagner Love 9811 livre pouso pista 09 direita...
Nascia uma nova empresa.
NÃO DECOLA NINGUÉM DA PISTA 15.
Havia uma explosão de rochas prevista para acontecer próximo à pista 15/33 do galeão, para que se pudessem continuar as obras de ampliação do aeroporto, e durante esse período ninguém decolaria desta pista, até que se fosse dada à ordem em contrario, usando somente a outra pista 10/27 que é bem distante.....
Coordenação feita, todos calmos e es que alguém fala aos berros.......
Quem ta decolando da pista interditada?????
Olha a explosão!!!!
Haviam 3 bandeirantes decolando da pista 33 para os Afonsos......
Foi ai que o CTA estagiário da TWR falou a seguinte perola:
“Me falaram que a pista interditada era a 15, ninguém falou que não podia decolar da 33”......
Só arrancando a cabeça desta mula. Nós ganha pouco, mas se diverte né!!!
Rsrsrsrsrsrs Ehehehehehehe
VETORAÇÃO RADAR NO SOLO
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Vasp 4234 solicita Push-Back e Táxi para a pista 10...
O estagiário no solo, querendo mostrar trabalho soltou essa:
VSP4234 está autorizado o Push-Back.
Gire a aeronave no sentido da asa esquerda de modo que fique no través do gate 4 com proa norte da cidade...
O comandante responde:
- Solo, eu entendi. Não sei se o tratorista vai entender.
RESPOSTA SIMPLES I
Estagiário é quase igual a aluno: É a imagem do cão! Eis que um dia cavok o Controle de Aproximação aproxima uma aeronave para o Santos Dumont e orienta a mesma a chamar a Torre de Controle-RJ. Após alguns segundos, a Torre de Controle-RJ liga de volta, informando que o GOL havia arremetido. Quem atendeu foi o estagiário. Estava ele ainda no telefone na coordenação do referido tráfego, quando foi questionado pelo supervisor do Controle de Aproximação
"Por que o GOL arremeteu?
". A resposta:
"Porque não conseguiu pousar!"
". A resposta:
"Porque não conseguiu pousar!"
RESPOSTA SIMPLES II
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O piloto pergunta ao controlador, que era estagiário, se, caso não fosse atrapalhar, poderia prosseguir pelo litoral visual. O estagiário pergunta ao instrutor que responde:"Não ajuda nem atrapalha". O estagiário abre a fonia e fala para a aeronave interessada:
"Olha!!!! Não ajuda nem atrapalha".
RESPOSTA SIMPLES III
RESPOSTA SIMPLES III
Outro estágiário tinha dificuldades com a forma correta de pagar o contato radar, então o instrutor escreveu no papel o padrão correto: "contato radar, tantas milhas ao norte...". O estagiário, na primeira oportunidade, manda a pérola:
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- "VRG XXXX contato radar, TANTAS milhas ao norte..."
- "VRG XXXX contato radar, TANTAS milhas ao norte..."
POSIÇÃO 30 MINUTOS ??....
Vocês sabiam que agora temos uma nova forma de orientar a aviação sobre outro tráfego, pois é uma estagiária alertava uma aeronave da seguinte maneira:
"Atenção com um tráfego na posição 30 minutos(?) da sua aeronave".
RELATO DE UM INSTRUTOR...
Não é só de causos de estagiários de torre que seus instrutores quase morrem de susto.
Vejam essa pérola de um iniciante ao postulado de Comandante.
Dando instrução para um aluno, numa navegação, o controle chamou:
Dando instrução para um aluno, numa navegação, o controle chamou:
-PP-GOW confirme o tipo do equipamento!!!(Aeroboero) ai meu aluno disse em alto e bom tom:
-Um radio VHF normal e um transponder.
E emendou:
-Pode confirmar o motivo da pergunta??
E eu lá atrás mandei dois Pedala Robinho nele.
POSSO VOLTAR PARA PEGAR A KOMBI ??
Esse negócio de colocar gente em lugar errado dá nisso...
Estava um dia tranqüilo quando o pessoal do GE1 pediu para fazer uma vistoria na antiga pista 09, para checagem das luminárias. Como estava tudo calmo, foi autorizado. Passaram-se uns 15 minutos e o APP informou que traria uma aeronave para essa pista, e que ela já estava há 5 minutos para pouso.
O CTA do solo pegou a fonia do solo e falou:
"GE1 abandone a pista, pois haveria pouso".....
E ficou prestando a atenção no cara que estava fazendo a vistoria e nada do cara tirar a Kombi da pista......
O CTA já ficando nervoso pegou a fonia e falou de novo....
"GE1 abandone a pista de imediato, temos aeronave para pouso"...
E obteve como preciosa resposta:
"Solo, Já estamos fora da pista desde a primeira solicitação, podemos agora pegar a Kombi que ficou lá"...
O cara do solo dava pulos de desespero, e falou cobras e lagartos para o cara do GE1........
Rsrsrsrsrs Eheheheheheh.........
TRABALHO EM EQUIPE...
Pista 10 SBGL, Gol no ponto de espera. Depois do pouso de outra aeronave GOl, o piloto acusou na fonia que achava que tinha pego uma cobra no pouso.
A torre perguntou para o Gol que ia decolar, se ele queria esperar para verificarem se tinha realmente uma cobra na pista, o cmte respondeu assim:
"Não precisa não, se ele não pegou, a gente pega, trabalho de equipe".
CACHORRO NA TAXIWAY.......
Após o pouso, a aeronave reportou para a torre que havia dois cachorros na taxiway, a torre ficou ciente e continuou a comunicação com as outras aeronaves.
Foi então que a torre perguntou novamente sobre a posição que haviam sido avistados os cachorros.
O comandante informou que eles estavam na taxiway em direção a cabeceira da pista.
Foi aí que outro avião se meteu na conversa dizendo: "Já devem ter decolado"
NA ATZ DE JACAREÁGUA...
PP-KBS : Ô torre, pra informação, ha uma pipa bem no alinhamento da 20.
"Torre: UMA O QUE?!
PP-KBS: uma pipa, papa india papa alfa.
Torre: Ah ta, rapaz, que susto!!!!!
GARÇAS AMAZÔNICAS
Na aproximação final da pista 02 de SBBE, uma aeronave informa ao APP:
-ACFT: Controle, têm muitos urubus na aproximação final.
-APP: Não são urubus comandante, são garças amazônicas!
-ACFT: Mas dessa cor ?
-APP: Estão bronzeadas pelo sol forte de Belém !!!!!
MANOBRAS DE TREINAMENTO EM TATUÍ...
Um paulistinha estava realizando manobras de treinamento ( quando ainda era permitido ), aí o piloto reportou:
"O PT.. no setor norte do aeródromo a 6000 FT realizará manobra de parafuso, veja só"
Aí passados uns segundos uma aeronave reportou ao PT:
"O PT ja realizou a manobra parafuso? Porque não estou visual com a sua aeronave"
aí o PT:
"AINDA NÃÃÃÃOOOOOOOOOOO "passou-se 5 segundos +/-, entra o PT na fonia:
"Ufa..o PT ja retoma o vôo reto horizontal "
Aeronave na fonia - "o PT pretende realizar outra manobra no setor norte"
PT. -"Nuuuuuunca mais, senhor!!!!!!!!
"kkkkkkkkkkkkkkkkkk muito loco
Um certo comandante aqui do Blog passou pela seguinte situação:
Ele vinha de Juazeiro do Norte para Montes Claros, num delicioso vôo no nível 100. Na direita vinha um outro comandante da empresa. .Voando na aerovia W-8, já pertinho de chegarmos no limite das FIR Recife/Brasília, cujo fixo chama-se RETOL, eu fui brincar com o colega e disse:
"Chama Recife aí e diz que tá passando remédio para hemorróida!".
Pomba, não é que o cara havia apertado o PTT do manche 1 segundo antes de eu falar com ele! Caraca! Quando eu vi o TX do rádio aparecendo... que vergonha!
Recife apenas respondeu:
"CONFIRME!!!!!!". .
Pra não ficar mal na história, eu completei:
"Ah caramba!, mas quem manda fazerem um fixo com nome de remédio pra c..!".
A gargalhada foi geral...
Mas e a vergonha de chamar Recife de novo? Esquece Recife e chama direto Brasília... Sem a minha infeliz interferência.
DC10 VARIG -SAINDO DE LISBOA....
O voo estava programado para decolar de Lisboa às 22 horas com destino ao Rio de Janeiro. Embarque encerrado, aeromoças verificando ... eis que há uma mala de mão no corredor entre as fileiras C e D (lateral e central).
Gentilmente, a aeromoça pergunta aos passageiros sentados no corredor contíguo às poltronas se a mala pertencia a algum dos dois, ao que responderam negativamente. O brasileiro, sentado na poltrona 22 C respondeu que a sua bagagem estava no compartimento superior. O portugues, sendado na 22 D simplesmente respondeu que aquela não era sua mala.
A aeromoça perguntou em tom mais alto aos passageiros próximos se a mala pertencia a algum deles, obtendo sinais negativos. Foi feito um anuncio pelo PA indagando se algum pax teria deixado uma mala azul no corredor, etc. Diante da negativa, a aeromoça foi à cabine e comunicou o fato ao comandante Argeu. O comandante que se preparava para o fechamento das portas, seguiu a aeromoça até o lugar e insistiu com os passageiros próximos à mala se ela não pertencia a nenhum deles.
Ao que ouviu do passageiro (o Gajo) sentado na 22 D a seguinte resposta:
- Veja bem, a mala não é propriamente minha... a mala é dum primo meu que me emprestou para esta viagem.
O DC-10 decolou com 25 minutos de atraso.
ABAIXA O TREM DE POUSO!.....
Cmte narciso aquele que quase não se acha!....Passou pela seguinte situação:
Tinham acabado de lançar o bonanza, trem retratil, uma coisa linda!
Pagaram para o Cmte narciso ir busca-lo, ele foi pegou o aviao novissimo decolou guardou o trem de pouso (primeira vez q ele fez isso em um aviao) e foi indo para curitiba, na final de curitiba o controlador que era amigo do narciso viu que ele nao tinha abaixado o trem de pouso e já estava perto de tocar, no mesmo instante a torre fala com ele:
Narciso, abaixa o TREM!!, o TREM!!, e ele respondia AHN??? QUE???, abaixa o TREM!!!puff !!
Ai foi aquela correria para ir la, o narciso saiu do aviao e o controlador que desceu para ir lá ver o amigo depois que viu que ele estava bem falou:
Narciso o trem de pouso eu te avisei, te falando para você abaixar, porque você não abaixou??
e ele: "Eu nao tava conseguindo te ouvir!! tinha uma maldita campainha tocando dentro da cabine e eu nao estava ouvindo mais nada!...
Quando você dá o segundo dente de flape, se não abaixou o trem de pouso soa uma campainha bem alta te avisando...
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