15.5.11

4. O QUE É MAIS ARRISCADO, POUSO OU DECOLAGEM?

Há quem diga que o pouso é mais arriscado. Há quem diga que a decolagem é mais critica. Em cada uma das duas situações existem variantes que podem tornar as coisas muito perigosas. Uma grande maioria pensa que:

Decolagem: Avião mais pesado, pequena ou nula área de parada após uma pane, asas cheias de combustível e avião precisa de força pra subir.

Pouso: Avião mais leve, pista toda caso tiver pane, asas já menos cheias e se os dois motores calarem, o avião ainda pousa.

As coisas não são tão simples não. Os cálculos para pouso e decolagem são levados muito a sério. A performance da aeronave, o comprimento da pista, os limites da aeronave, a temperatura, a pressão atmosférica, a pressão do aeroporto (QNE e QNH), o flap, o peso no momento do pouso ou decolagem, e muito mais....

Os manuais do fabricante são fundamentais para se obter o máximo da aeronave. Neles encontramos gráficos e análises dos aeroportos para cada tipo de aeronave, no pouso e decolagem. Então de pose de toda essa informação pode-se determinar o peso máximo de decolagem e pouso nas condições que estarão presente a cada vôo.


Vale apenas lembrar que esses cálculos são para condições de um motor inoperante, portanto, a partir da V1, velocidade onde o piloto opta em decolar ou abortar a decolagem, e se o piloto optar em prosseguir ele irá decolar ou abortar com uma boa margem de segurança, inclusive para livrar de possíveis obstáculos na subida, e se optar em parar ele irá fazê-lo dentro da pista ou stopway.


E no pouso, no caso de perder um motor, ele deverá ter potencia suficiente para abortar e prosseguir na arremetida, se necessário. Vamos concordar que a falha de dois motores é quase como acertar no Premio de loteria, a não ser por pane seca.


Também não é só pane de motores que causam riscos de acidentes, mas também fatores meteorológicos como Windshear, restrições de visibilidade, pássaros sugados pelo motor, balões juninos e inúmeras possibilidades que podem ocorrer, dentre elas o erro humano, que ainda é a principal causa de acidentes aeronáuticos, geralmente por julgamentos errados de situações anormais e falta de treinamento. Todas as operações de pouso e decolagens são criticas, qual é a mais arriscada??

As estatísticas podem ajudar: Momento dos acidentes aéreos

Durante o pouso 50,39%
Durante o vôo 27,73%
Durante a decolagem 20,96%
Durante o taxiamento 0,64%
Durante o estacionamento 0,28%

Se a pergunta fosse: “Qual o mais fatal diria a Decolagem, e com mais riscos o Pouso”.




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