15.5.11

22. TÁ HOMOLOGADO DESDE JÁ!

Antigamente a TWR GL e o APPRJ eram como se fossem um único órgão de trabalho, uma única equipe, com um supervisor mais antigo no Controle Rio e outro na Torre de Controle. Quando faltava um operador da TWR o cara do APP ia lá pra cima e quebrava o galho, e vice versa.
Foi numa destas quebrações de galho que eu fui parar no Controle Rio para escrever as fichas de progressão de vôo, vermelhas para saída e amarelas para chegada. E fui ficando lá por um bom tempo. Depois de quatro anos esquecido lá, trabalhando com assistente, e nos dias de pouco movimento trabalhava como Controlador radar, aconteceu o seguinte fato: Chegaram ao Controle Rio o chefe da Torre de Controle e o Chefe do Controle Rio, perguntando se alguém sabia fazer uns PPI´s (Aproximação radar) para ver como estavam os procedimentos em vigor.
A principio ninguém queria fazer, pois exigia que a fraseologia para essa finalidade em português e em Inglês estivesse na ponta da língua, e é muito enjoado fazer os PPI´s.
Eis que esse Dacta 1303, esquecido no APP por 4 anos falou: "Eu sei, eu faço", e ai o que aconteceu foi que foram feitas 17 aproximações PPI para a RWY 14 e mais três para a RWY 09 (Naquela época ainda eram 14/32 e 09/27)... Dez milhas para a cabeceira, Altitude recomendada é de, aumente razão de descida, sua velocidade deveria ser, ligeiramente a esquerda do eixo na pista, efetue curva a direita 5 graus etc, etc, etc.....

Os oficiais ficaram muito gratos, se despediram, e já iam saindo, quando um deles voltou e perguntou a esse Dacta:
" Quando foi que você foi homologado mesmo??”
E veio a resposta:”
Eu ainda não sou homologado não!!!
Eu nem tenho o curso de OP 17 e nem o Convencional!!!!!
Eu estou aqui quebrando um galho, esquecido aqui por mais de quatro anos......
Eu sou da TWR.....
Os caras ficaram espantados com o que acabaram de presenciar e soltaram um PQP bem alto.......
Bom eles saíram pela porta a fora e depois de uns 30 minutos chegou um sargento adjunto da chefia, e chamou o Dacta na sala de estar, uma sala reservada, dizendo:

"Olha!!!! Que isso morra aqui, pois a partir de agora você está homologado no APP, e já faz parte da equipe. Assine aqui a sua homologação de Torre de Controle, Convencional, Controle Radar e PPI, sendo você o único homologado para tal...
E não se fala mais nisso..... Os cursos você vai fazer depois, bem depois, quando a poeira baixar"...

Foi muito hilário ver os caras apavorados sem saber o que fazer diante da situação. E foi assim que fui fazer parte da equipe Fox do Controle Rio, mais habilitado do que meu próprio chefe de equipe. Rsrsrsrsrs ehehehehe.




TODOS OS TEXTOS CONTIDOS NESTE BLOG E ASSOCIADOS SÃO REGISTRADOS NA BIBLIOTECA NACIONAL E PROTEGIDOS POR COPYRIGHT.

É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL SEM A PERMISSÃO DOS AUTORES.

PARA SOLICITAR A PERMISSÃO DE REPRODUÇÃO ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL