Nos anos 70, haviam equipes de trabalho na Torre de Controle do Galeão e Controle Rio, que eram fantásticas. Pessoas do mais alto gabarito. Éramos contemplados com material humano do mais alto valor profissional.
Dentre essas pessoas posso citar o Ricardo Maia, Brunner, Mauricio Lima e Messias. Todos chefes de equipe, e com um saber acima da normalidade. O que eles tinham em comum, além do saber, era que nos pernoitões sempre acontecia uma refeição noturna, que chamávamos carinhosamente de “Resumo”, que poderia ser um churrasco, um super sopão, um cozido, uns petiscos, e outras delicias, onde a intenção era manter todos acordados, e aproximar os CTA´s ainda mais, pois durante a noite muito se conversava e se trocava muitas figurinhas para tirar o estresse do dia. Era bom demais. E para se manter todos acordados rolava um carteado até o amanhecer.
Numa destas noites, ao iniciar o carteado, o Messias mandou travar o elevador lá em cima para evitar surpresas na madrugada, pois apesar de ser um carteado (Poker) sem nenhum alto valor, essa atividade não era permitida, pois jogo de azar não podia acontecer dentro daquele local. Lá pelas 3 da manhã, um oficial chegou, e estranhou que o elevador estava travado lá em cima, e resolveu subir os trocentos degraus, até chegar a torre com a língua de fora. Quando abriu a porta do Controle Rio aconteceu o seguinte diálogo e cena:
”Bonito né?? Jogando Poker, um jogo de azar valendo dinheiro aqui dentro né??
No que foi prontamente interrompido pelo Sub Messias dizendo:
"Poookeeer Não !!!! O senhor está enganado!! O que o Senhor está vendo aqui é "BURACO"!! BU RA COOO!!"
E o oficial assustado com a resposta retrucou:
"Ah é!! E o que são essas fichas em cima da mesa??"
E o Sub na maior cara de pau respondeu:
"Essas fichas são apenas para saber quantas partidas cada um já ganhou simplesmente!!!!!! Simplesmente isso”!!!
Ficou aquele clima de riso quase saindo pela boca, não se sabendo qual seria a reaçao do oficial, que queria rir e não podia, diante de todos. E o oficial foi embora também com uma vontade de rir enorme, mas ficou contida até chegar ao elevador. Todos caíram na gargalhada com a rapidez com que o Sub Messias desarmou o oficial. E nunca mais o Oficial voltou lá para fazer uma ronda na madrugada.
Esse mesmo Sub Messias gostava de tomar umas pingas, nada fora do comum, mas gostava da purinha oriunda de Aparecida do Norte, que o Julio Muvuco traficava para ele. Isso servia até de moeda para pedir desculpas por um atraso ou até mesmo àquela falta de última hora. Quando foi para a reserva, sempre era lembrado pelo seu bom humor e pelas muitas pingas recebidas durante anos.
Certa vez estava trabalhando no Controle Rio e o telefone tocou. A pessoa do outro lado se identificou com o Ex Sub Messias, e queria falar sobre um avião que caiu no seu quintal. Atendi ao telefone com um enorme carinho dizendo:
“Fala ai Subão, tá fazendo falta aqui amigo, para de escrever jogo do bicho e volta pra cá!!”....
Ele meio que desesperado falava:
“Sei que você sabe que eu gosto de tomar umas pingas, mas o que eu vou falar é verdade:
- "Caiu um Bandeirante no morro, quase no quintal de minha casa”.....
Ao que foi respondido por mim rindo:
"Caraio Sub você foi pra reserva e não perde a mania de tomar uns tragos e viajar na maionese”.....
“Para com esse vicio e toma tendência. Isso ainda vai acabar com a sua saúde”.....
“Para com esse vicio e toma tendência. Isso ainda vai acabar com a sua saúde”.....
E o Sub.... “Cara me escuta”:
"É verdade o C95 caiu mesmo aqui, aciona o SAR e os Áfonsos", já meio nervoso......
E eu dava altas gargalhadas, e isso já durava alguns minutos, nesse devaneio do Sub Messias, até que o Hotline tocou na bancada, e um sargento recebeu a informação da TWR de Áfonos pedindo para ver se o Bandeirante estava na tela radar, pois a TWR havia perdido contato VHF com ele e um engraçadinho havia telefonado para lá dizendo que ele caiu no Morro do Barata....
Resumindo... Era verdade, o Sub Messias não havia bebido, mas como saber se aquilo não era um devaneio do cara que gostava de tomar umas pingas!!!???
Até hoje ainda me lembro do cara falando e eu incrédulo do fato:
Até hoje ainda me lembro do cara falando e eu incrédulo do fato:
“Cara!!!....Caiu mesmo aqui no quintal da minha casa”.....
Bons momentos aqueles em que se tinha o prazer de compartilhar momentos com esses grandes profissionais, que não são mais lembrados pelos atuais Controladores, que já são de outra geração, e que contribuíram e muito, em tudo que se tem hoje de bom no controle de tráfego aéreo desta região.
TODOS OS TEXTOS CONTIDOS NESTE BLOG E ASSOCIADOS SÃO REGISTRADOS NA BIBLIOTECA NACIONAL E PROTEGIDOS POR COPYRIGHT.
É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL SEM A PERMISSÃO DOS AUTORES.
PARA SOLICITAR A PERMISSÃO DE REPRODUÇÃO ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL