Quantos de nós já vivenciaram um momento de pânico pelo piloto que entrou em condições de vôo IFR, e não era homologado para tal !!?? O Piloto acha que pode voar visual no topo, depois furar as nuvens e sair VFR... Será ?? Quanto tempo acham que um piloto VFR pode durar nas nuvens, levando em consideração que ele não tem a mínima noção de IFR ? Segundo estudos de uma Universidade de Illinois cerca de 178 segundos, podendo variar entre 20 e 480 segundos.
Pânico geral na cabine do piloto. Eu mesmo já vivenciei um descontrole total por um piloto que achava que ia morrer com sua família a bordo. Foi necessário muita calma, para poder passar tranqüilidade ao piloto, e aos poucos dar algumas sugestões tais como: Colocar um cordão dependurado, ou uma chave de fenda no painel para que ele tivesse noção se o avião começasse a virar ou iniciar uma descida muito brusca. Foi necessário leva-lo para a área do mar, para então poder desce-lo com segurança, e tentar atingir VFR. Ele deveria confiar nos seus instrumentos, mas nessa hora ele só quer seguir os seus instintos, que falham por não ter um referencial.
.
Pânico geral na cabine do piloto. Eu mesmo já vivenciei um descontrole total por um piloto que achava que ia morrer com sua família a bordo. Foi necessário muita calma, para poder passar tranqüilidade ao piloto, e aos poucos dar algumas sugestões tais como: Colocar um cordão dependurado, ou uma chave de fenda no painel para que ele tivesse noção se o avião começasse a virar ou iniciar uma descida muito brusca. Foi necessário leva-lo para a área do mar, para então poder desce-lo com segurança, e tentar atingir VFR. Ele deveria confiar nos seus instrumentos, mas nessa hora ele só quer seguir os seus instintos, que falham por não ter um referencial.
.
''Se algum dia você for tentado a decolar com o tempo duvidoso e não tiver sido treinado a voar por instrumentos, leia este artigo antes de ir.
Se apesar de tudo você decidir ir e perder o contato visual, comece a contar regressivamente a partir de 178 segundos.
.
Quanto tempo um piloto sem treinamento IFR (Instrumental Flight Rules) pode esperar viver, depois que entrar em mau tempo e perder o contato visual? Pesquisadores da Universidade de Illinois encontraram a resposta a esta pergunta. Vinte estudantes cobaias simularam um vôo em tempo adverso e todos entraram em atitude anormal. O resultado só era diferente em um aspecto: o tempo que se passava até a perda de controle. Esse intervalo se estendia de 20 à 480 segundos. O tempo médio era 178 segundos.
.
O céu esta muito nublado e a visibilidade pouca. A visibilidade de 5 quilômetros do boletim meteorológico parecem serem 2 e você em vôo não consegue avaliar a base da camada. Seu altímetro acusa 3.500 pés, seu mapa diz que a topografia local atinge até 2.900 pés. Pode haver linhas de transmissão por perto, porque você não sabe o quanto esta fora do curso. Mas você já voou em tempo pior que este, então continua.
Se apesar de tudo você decidir ir e perder o contato visual, comece a contar regressivamente a partir de 178 segundos.
.
Quanto tempo um piloto sem treinamento IFR (Instrumental Flight Rules) pode esperar viver, depois que entrar em mau tempo e perder o contato visual? Pesquisadores da Universidade de Illinois encontraram a resposta a esta pergunta. Vinte estudantes cobaias simularam um vôo em tempo adverso e todos entraram em atitude anormal. O resultado só era diferente em um aspecto: o tempo que se passava até a perda de controle. Esse intervalo se estendia de 20 à 480 segundos. O tempo médio era 178 segundos.
.
O céu esta muito nublado e a visibilidade pouca. A visibilidade de 5 quilômetros do boletim meteorológico parecem serem 2 e você em vôo não consegue avaliar a base da camada. Seu altímetro acusa 3.500 pés, seu mapa diz que a topografia local atinge até 2.900 pés. Pode haver linhas de transmissão por perto, porque você não sabe o quanto esta fora do curso. Mas você já voou em tempo pior que este, então continua.
.
Inconscientemente, você começa a diminuir um pouco a atenção nos instrumentos de controle para conseguir enxergar mais claramente essas linhas de transmissão que não são tão imagináveis assim. De repente você está nas nuvens. Você se esforça tanto para enxergar na nuvem tão branca, que seus olhos começam a embaçar em seguida você sente uma sensação no seu estômago. Você engole, só para descobrir que sua boca está seca. Agora você percebe que deveria ter esperado tempo melhor. Seu compromisso era importante, mas não tanto assim.
Em algum lugar uma voz fala: É isso aí - Tudo passou.
.
Inconscientemente, você começa a diminuir um pouco a atenção nos instrumentos de controle para conseguir enxergar mais claramente essas linhas de transmissão que não são tão imagináveis assim. De repente você está nas nuvens. Você se esforça tanto para enxergar na nuvem tão branca, que seus olhos começam a embaçar em seguida você sente uma sensação no seu estômago. Você engole, só para descobrir que sua boca está seca. Agora você percebe que deveria ter esperado tempo melhor. Seu compromisso era importante, mas não tanto assim.
Em algum lugar uma voz fala: É isso aí - Tudo passou.
.
Agora você tem mais 178 segundos de vida. Você comanda levemente o leme de direção e ailerons para cessar o desvio, mas isso parece ser artificial e assim você volta os comandos a sua posição anterior. Isso dá uma sensação melhor, mas sua bússola agora vira mais rapidamente e a velocidade está aumentando. Você esquadrinha seu painel para receber ajuda, mas o que você vê de uma maneira ou outra não lhe parece familiar. Você tem certeza que só se trata de uma situação ruim. Em poucos minutos você sairá dela ( Só que você não tem mais poucos minutos). Agora você tem mais 100 segundos de vida.
.
Você olha para seu altímetro e se assusta. Você já esta agora a 2.800 pés. Instintivamente você aciona a manete do motor, puxa o manche, mas o altímetro insiste em acusar descida. O motor trabalha a toda força - e a velocidade esta quase no máximo. Você tem mais 45 segundos de vida.
.
Agora você transpira e treme. Alguma coisa deve estar errada com os comandos; cortar a manete só faz o indicador de velocidade entrar mais ainda no vermelho. Você escuta o vento puxar o avião. Você tem 10 segundos de vida.
.
Agora você transpira e treme. Alguma coisa deve estar errada com os comandos; cortar a manete só faz o indicador de velocidade entrar mais ainda no vermelho. Você escuta o vento puxar o avião. Você tem 10 segundos de vida.
.
De repente, vê o chão. As árvores se aproximam rapidamente. Se virar sua cabeça o suficiente verá o horizonte, mas ele está incomum. Você está de cabeça para baixo, você abre sua boca para gritar, mas.... não sobram mais segundos.''
.
Pode acontecer uma desorientação e o piloto entrar em um voo de dorso e não se aperceber disso. Isso acontece principalmente se o piloto teve uma pane de gyro e nao percebeu a tempo, e acabou caindo numa das diversas ilusões que se apresentam nesta hora. Recuperar-se dessa situação consiste em basicamente uma coisa: "Não confie mais nos seus sentidos como autoridade final do que a aeronave esta fazendo, voce vai ter que confiar cegamente nos instrumentos e no que vc esta ouvindo" (o ar passando na fuselagem ajuda também a perceber muitos fatores externos).
.
Pode acontecer uma desorientação e o piloto entrar em um voo de dorso e não se aperceber disso. Isso acontece principalmente se o piloto teve uma pane de gyro e nao percebeu a tempo, e acabou caindo numa das diversas ilusões que se apresentam nesta hora. Recuperar-se dessa situação consiste em basicamente uma coisa: "Não confie mais nos seus sentidos como autoridade final do que a aeronave esta fazendo, voce vai ter que confiar cegamente nos instrumentos e no que vc esta ouvindo" (o ar passando na fuselagem ajuda também a perceber muitos fatores externos).
TODOS OS TEXTOS CONTIDOS NESTE BLOG E ASSOCIADOS SÃO REGISTRADOS NA BIBLIOTECA NACIONAL E PROTEGIDOS POR COPYRIGHT.
É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL SEM A PERMISSÃO DOS AUTORES.
PARA SOLICITAR A PERMISSÃO DE REPRODUÇÃO ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL